domingo, 3 de março de 2013

Restaurante do dia: Topik OU Onde os donos te atendem mal

O Topik (Valencia, 199) é um bar de tapas que se denomina como cozinha mediterrânea de mercado com um toque nipônico. Pra mim, que adoro culinária oriental, a descrição é irresistível!


Pois bem, fomos os primeiros a chegar no Topik em uma noite de sexta-feira, isso porque sigo jantando por volta das 20h, como fazia no Brasil, mas os catalães jantam bem mais tarde. É que como eles param das 14h as 16h-17h mais ou menos, o segundo turno de trabalho vai até as 20h.

Fomos atendidos pelos donos - aqueles da foto ali de cima - e pedimos pra tirar algumas dúvidas sobre o cardápio. É que eles tem dois menus de degustação de tapas, um com 6 tapas escolhidas pelo chef + um arroz + uma sobremesa por 30, e outro com 6 tapas escolhidas pelo chef + um arroz + uma seleção de queijos por 42. Nós queríamos experimentar o máximo possível de tapas, então queríamos saber se pedindo dois menus as tapas seriam diferentes ou, enfim, o que eles nos indicavam fazer. A conversa foi mais ou menos assim:

- se pedirmos o menu 1 e o menu 2 as tapas serão diferentes?
- vocês não podem pedir o menu 1 e o menu 2, os menus são por mesa, os dois precisam pedir o mesmo.
- ah, tá. Mas quais são as tapas que serão servidas hoje?
- As tapas são escolhidas pelo chef (detalhe que quem estava falando com a gente era o chef!).
- Hum... mas o que você nos indica? Como é, mais ou menos, a seleção de tapas? Uma mistura de peixe, carne e massa? Algumas mais caras e outras mais baratas (é que as tapas do menu também podem ser pedidas separadas, e tinha tapas de 4 a 16)?
- Se vocês estiverem com preguiça de pensar é melhor pedir o menu.

Hahaha! Sério que isso é o máximo que o chef do restaurante consegue responder? Eles se vendem pelo menu de tapas e ele me diz que se eu não estiver a fim de pensar eu fico com o menu??

Pois bem, como preguiça de pensar no que vou comer é uma coisa que eu não tenho, dispensamos o menu e escolhemos nossas tapas:

As ótimas croquetas de txangurro (centolla, uma espécie de caranguejo)

O sem graça tartar de vieiras com alcachofras

O OK canelone frio de papel de arroz com escabeche de atum e sanfaina (tipo um ratatouille)

A boa lula recheada com linguiça

A muito bem-feita cap i pota (um prato típico catalão: guisado de cabeça e pé de boi)

O bem mais ou menos arroz com pepino do mar
As tapas estavam boas, especialmente as croquetas e a cap i pota. Não tenho nada pra reclamar da comida, mas também não tinha nada de sensacional. Mas acontece que, imagino que devido à conversa inicial ou por sermos extrangeiros, seguimos sendo mal atendidos, não pelos garçons, mas pelos dois donos do bar. Fiquei tão indignada e queria sair tão rápido dali que nem experimentamos a sobremesa!

Conversando com o marido sobre se o restaurante era um #vailá ou um #nãovailá não entramos em um acordo. Ele acha que é um #vailá porque a comida estava boa. Eu acho que é um #nãovailá pelo PÉSSIMO atendimento.

Por fim, eu acho que um #vailá é um restaurante do qual eu saio contente pela comida, pelo ambiente ou pelo preço, mas, principalmente, porque passei boas horas lá dentro. E definitivamente não foi isso que aconteceu no Topik. Então:


#postdesabafo #aiqueraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário