quinta-feira, 14 de março de 2013

Barcelona Beer Festival

Nos dias 8, 9 e 10 de março aconteceu por aqui o Barcelona Beer Festival, e sem querer fazer inveja aos amantes de cerveja, eu fui!


A primeira coisa legal a respeito do festival foi a localização: La plaza de las Arenas, que fica na cobertura de um shopping construído onde antes funcionava uma arena de tourada. Dá pra ver a cidade inteirinha, em 360o!



A segunda coisa legal foi a organização. Na chegada compramos um pack com copo + 5 fichas (1 cada uma) + guia das cervejas por €10. A maioria das cervejas custava €2, mas também tinha algumas de €3 e de €4.

Atrás do balcão onde as cervejas eram vendidas tinha um quadro enorme indicando quais cervejas estavam sendo oferecidas naquele momento. É que eram mais de 300 cervejas ao todo, mas só 50 delas eram oferecidas ao mesmo tempo. Quando acabava um barril, trocavam por outro de uma cerveja diferente e aquele moço sentado lá em cima atualizava o "placar". A cada atualização ele tocava o sino e o público vinha abaixo!


Apesar de ter bastante gente, não tinha fila, não tinha empurra-empurra, e eu pelo menos, não vi ninguém passando mal ou desmaiado nos cantos. O negócio era pra apreciador de cerveja mesmo.






Tinha até uma pia com água potável pro pessoal tomar água de graça e lavar os copinhos entre uma cerveja e outra:



Também tinha algumas barraquinhas de comida, mas não achei grande coisa. Fiquei morrendo de vontade de comer um hamburguer - nas festas de cerveja em Curitiba sempre tem hamburguer e rockabilly, mas aqui não tinha nenhum dos dois. Foi o que faltou!

Nós comemos (no chão mesmo) almôndegas e cap i pota (o guisado de cabeça e pé de boi que já falei aqui e aqui).

Daí, depois de pesquisar no guia quais cervejas iríamos provar, lá fomos nós! 

Eu tomei:

- Simcoe Lager (do produtor Sainte-Hélène): cerveja suave de alta bebilidade. Lupulização elevada, mas sem estridências. Muito redonda. (A descrição é a que tava no guia, viu, até parece que eu sei falar assim sobre cerveja!).

- Banana Beer (Pivovarsky Dum): cerveja de trigo que segue  a tradição alemã. Tem um extra de banana no aroma que potencializa esse sabor habitual do estilo.

- Toc d'Espelta Ecològica (Art Cervesers): ale aromática e frutada com trigo no malte. Fresca, leve acidez e intenso sabor de cereal. Ingredientes 100% ecológicos.

Todas elas levinhas e aromáticas do jeito que eu gosto!!

Luis tomou:

- Imperial Pilsner (Brevnov Monastery): corpo e amargor abundantes mantendo o estilo pilsen feito pela cervejaria mais antiga da República Checa, existente desde o século X.

- Jambe de Bois (Brasseria La Senne): uma clássica triplo malte belga. Doce, loira e com muito corpo.

- Pimpernelle (Jessenhofke): cerveja feita em colaboração com agricultores locais. Cinco ervas extras: morugem, flyssop (what??), tomilho, mirra e bean herbs (?).

Eu e minha cerveja de banana:


Saindo de lá, tamanha era a vontade, fomos comer um hamburguerzinho em um restaurante que também fica na cobertura do shopping. Mas sobre ele eu conto depois.

Besos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário